CARLOS VILMAR

Origem da família Silva

Silva é possivelmente o mais difundido apelido de família (sobrenome) nos países de língua portuguesa[carece de fontes]. Sua origem é claramente toponímica, sendo derivado diretamente da palavra latina silva que significa selva, floresta ou bosque, e tem a sua origem na Torre e Honra de Silva junto a Valença.

De facto, em Portugal, na Galiza, em Leão e nas Astúrias existem diversas localidades cujos nomes compõem-se por "Silva". É possível, porém, verificar que a popularidade deste apelido remonta ao século XVII em Portugal e também no Brasil.

A primeira linhagem que adotou o nome Silva como apelido tem uma origem muito antiga e provém do príncipe dos Godos D. Alderedo, cujo filho, D. Guterre Alderete de Silva se casou com uma descendente da nobreza da Casa Real de Aragão e é anterior à fundação da nacionalidade portuguesa, no final do século X.

Nome largamente adotado por pessoas que chegadas ao Brasil queriam começar uma nova vida sem vínculos com o passado na Europa, se aproveitando do relativo anonimato que o sobrenome proporcionava (e ainda proporciona). Mas, também no Brasil, um atual ramo da família Silva, em sua quinta geração, é descendente dos reis de Leão e são mestiços - uma importante família aristocrática brasileira no Amazonas, dos quais varões da 2ª geração herdaram durante o Brasil-Império o baronato de Amazonas.

Apesar da grande difusão na população lusófona em geral, "Silva" também é o nome de importantes famílias nobres, que normalmente o portavam juntamente a outro apelido.

Também é encontrado em Espanha (com origens mais remotas do Reino de Leão) e na Itália, onde é mais comum na região da Emília-Romagna e da Lombardia.

É bastante provável que o conjunto de nome e apelido mais comum nos países lusófonos seja João/José da Silva, podendo-se comparar a John Smith em países de língua inglesa, Juan García nos de língua espanhola, Hans Schmidt nos de língua alemã ou aGiovanni Rossi nos de língua italiana.

Um estudo realizado com amostragem de 30.400 pessoas no Brasil, mostra que 9,9% dos brasileiros contemplam "Silva" em seu sobrenome, seguido por 6,1% com sobrenome "Santos", 5,8% com sobrenome "Oliveira" e 4,9% com sobrenome "Sousa" ou "Souza".


SILVA: A origem do sobrenome é controversa, mas tudo indica que tenha surgido no Império Romano para denominar os habitantes de regiões de matas ou florestas - silva, em latim, é "selva". Muitos desses habitantes se refugiaram do império justamente na península Ibérica (hoje Portugal e Espanha). 
Muitos portugueses que vinham para o Brasil, em geral degredados, em busca de vida nova adotavam o "Silva" para se beneficiar do anonimato que o sobrenome comum oferecia. 
O sobrenome ganhou especial popularidade no Brasil com a chegada dos escravos. Ao desembarcar dos navios vindos da África, os negros eram "batizados" por padres católicos e ganhavam um nome cristão em português. O sobrenome vinha depois e geralmente era o mesmo do dono do escravo. Na época, muitos proprietários de terra eram "Silva", um sobrenome comum em Portugal. 
Um dos primeiros "Silva" a fixar raízes no Brasil foi o alfaiate Pedro da Silva, em 1612.

Ancestrais da Família Clemente de Souza:

Roza da Silva (nascida em 1815 no lugar de Bonitos, freguesia do Soure em Portugal).

A Família Silva de Soure é uma família nobre e foi citada no livro Corografia Portugueza, Tomo III, Capitulo III, escrito em 1716.

Fica esta nobre Villa (a quem os Geografos chamaõ Saurium, corrupto hoje em Soure)... situada em huma campina raza... Foy fundada pelo Conde D. Henrique... Tem esta Villa na praça uma Parochia, da invocaçaõ de Santiago, com hum Vigario, cinco Beneficiados, e hum Capellaõ da Ordem de Christo Casa de Misericordia, Hospital... Tem quinhentos e cincoenta vizinhos com familias nobres do appellido, Costas, Gramachos, Brandoens, Britos, Ataides, Homens, Quadros, Sequeyras, Mendanhas, Silvas, Mellos, Almeydas, Botelhos. Assistem ao seu governo Civil hum Juiz de fóra, que tambem o he da Villa da Ega, Vereadores, hum Procurador do Concelho, hum Escrivaõ da Camera, e outro dos Orfaõs, quatro Tabeliaens do Judicial, e dous das Notas. Ao militar hum Capitão mór cõ duas Companhias da Ordenança da Villa, e seu termo. He esta Villa fertil em paõ, vinho, frutas, muyto azeyte, caça, e gado, com muytas colmeas: o seu termo tem duas legoas, e meya de comprido, que se cõtaõ do lugar da Almagreyra atè o marco da Ega, e duas de largo, das Vendas Novas até Urmar. O lugar da Almagreyra tem huma Igreja Parochial da invocaçaõ de N. Senhora da Graça, Vigayraria, e consta esta freguesia de quatrocentos vizinhos... He Conde desta Villa D. Joaõ da Costa...

Outros ancestrais, mas de outras localidades:

Anna Rita da Silva de Jesus (nascida no Brasil em 1850) 
Joaquina Maria da Silva (nascida em Reis - Almagreira - Portugal em 1837) 
Felix da Silva (nascido em Sarzedella - Ancião - Portugal em 1730) 
Domingos das Silva (nascido em Constantina - Ancião - Portugal em 1655), casado com Maria Rodrigues (do lugar de Constantina - Ancião), com quem teve Marianna das Silva (nascida em Sarzedella - Ancião - Portugal em 1685)

Powered by Crie o seu próprio site exclusivo com modelos personalizáveis.